PT-SC volta às urnas neste domingo (27) para eleger novo presidente estadual e de três municípios
Todos os filiados e filiadas podem e devem votar nos mesmos locais de votação do primeiro turno

PT-SC volta às urnas neste domingo (27) para eleger novo presidente estadual e de três municípios
O Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina realiza neste domingo, 27 de julho, o segundo turno do Processo de Eleições Diretas (PED) 2025. Estão em disputa a presidência estadual do partido e dos municípios de Florianópolis, Palhoça e Lages.
Na disputa estadual, os filiados escolherão entre os deputados Fabiano da Luz e Luciane Carminatti, para suceder a Décio Lima no cargo. O primeiro turno contou com a participação de 9.210 filiados e filiadas. Fabiano recebeu 3.082 votos, enquanto Luciane obteve 2.955. O PT possui 65.713 filiados em em SC, de acordo com dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TRE) e as eleições ocorreram em 230 municípios no primeiro turno.
Em alguns municípios, a eleição também segue para o segundo turno. Em Florianópolis, os candidatos são Fabiano Bittencourt e Thiago de Oliveira e em Palhoça a disputa é entre Lumen Cheli e Ana Maria Soares Henrique. Já em Lages, concorrem Artur Rodrigues e Claudia Bratti.
O segundo turno ocorre porque nenhum dos candidatos obteve mais de 50% dos votos válidos.
Todos os filiados e filiadas podem e devem votar nesta segunda parte do pleito nos mesmos locais de votação do primeiro turno.
O PED é mais do que um processo interno: é parte fundamental da preparação do PT para os desafios das eleições de 2026 — quando estarão em jogo os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República — e também para o fortalecimento do partido rumo às eleições municipais de 2028.
